quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O pomar do menino

Escrevi este post em 23/02/2009, mas nunca tive coragem de publicar, sei lá, vergonha. Mas agora o menino existe... e quero deixar registradas todas minhas expectativas com a espera desse serzinho que esta chegando, acho que vale a pena começar com um tempo em que ele morava só na minha imaginação. Aqui vai a postagem inicial:

Quando li esse poema pela primeira vez, já li logo de cara em voz alta para o Matheus, disse que era o poema dele porque na minha casa ele é o "menino" e tb porque acho que ele é um menino do pomar...
Mas vira e mexe eu o leio de novo e de novo e de novo... e sempre penso no meu menino... um menininho aí... que ainda não nasceu... nascido de pensamento... mas que já existe é faz tempo... no meu coração...
Leio o poema e imagino o gurizinho serelepe por ai... no meu pomar... ainda imaginário também...
O poema é de Henriqueta Lisboa:

Pomar

Menino - madruga
o pomar não foge!
(pitangas maduras
dão água na boca.)

Menino descalço
não olha onde pisa.
Trepa pelas árvores
agarrando pêssegos.
(Pêssegos macios
como paina e flor.
Dentadas de gosto!)


Menino, cuidado,
jabuticabeiras
novinhas em folha
não agüentam peso.


Rebrilham cem olhos
agrupados, negros.
E as frutas estalam
- espuma de vidro -
nos lábios de rosa.
Menino guloso!


Menino guloso,
ontem vi um figo
mesmo que um veludo,
redondo, polpudo,
e disse: este é meu!
Meu figo onde está?


-Passarinho comeu,
passarinho comeu...



E logo me corre o medo... a dúvida sobre o futuro... quando o menino um dia estiver aqui... nascido de nascimento... vivinho da silva... morando agora também nas minhas preocupações... só me pergunto: qual será o video-game que roubará o meu menino do seu pomar?
Pior!!! E se odiar frutas??? E só comer Elma Chips???

2 comentários:

Miroca disse...

Que bonitinho... e não se preocupe, que nem a Nana, paulistana até debaixo dágua, não troca nada pelo sítio e pelo pomar.

Dona Aline disse...

Tomara...