segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comfort foods

“Comfort food, é um nome para comidas que equivalem a um abraço e um colo” diz outro fã de comida em seu blog (ihhh desculpem, esqueci qual blog...). “Comidas que lembram a infância, que acariciam o estômago e o coração. Cada um tem a sua favorita.” completa ele. Comfort food é a comida emocional - desperta sensações agradáveis e evoca o prazer e o bem-estar ligado à infância, e a sua história de vida Infelizmente, a indústria já descobriu esse filão, e começa a nos comprar também através desse apelo, tão nosso, tão íntimo... quer um exemplo? A Coca-Cola com seu suco de laranja com gominhos, a Pullman com o pão frânces quase pronto pra sair quentinho do forno na hora que vc quiser aquela sensação de "dei sorte na padoca... o pãozinho acabou de sair...", e o sorvete novo de uma marca grande ai, que eles têm a cara de pau de escrever "caseiro"!!! Caseiro da onde??? Da casa da mãe do dono??? Cada funcionário faz um tanto em sua casa e depois leva pra fábrica??? Affff!!! Voltamos ao que é bom vai...
Tenho minhas favoritas, maioria associada a infância, a barriguinha quentinha... equivalem a um abraço, um colo, acariciam o estômago, o coração, descansam a mente e refrescam a alma. Um prato qualquer, mas para mim, uma viagem, uma fuga no tempo, como se cada colherada me levasse de volta a mesa de minha mãe, de minhas avós, posso senti-las ao meu lado, me enchendo de carinho... ou junto de meus irmãos numa tarde na sala com brigadeiro de colher, ou melequinha de leite ninho e sessão da tarde na TV. Ahhhhh coisa boa!!!
Nessa hora, não se contam calorias, não se contam benefícios nutricionais... só se enxerga o conforto, o calor, o cheirinho... hãim... hãim... se fecharmos os olhos, podemos sentir o ambiente em que somos remetidos, ahhhhh às vezes até os sons a sua volta mudam, posso escutar os barulhos de talheres, panelas e armários que vêm só da cozinha da minha mãe, nunca escutou?!?!?
Sopinha de pão com café com leite e açúcar regadinho em cima... Arroz com bobó de galinha... Lazanha de presunto e queijo (com massa cozida na água antes!!!) Pudim de leite condensado... Copinho de leite quente... leite de saquinho!!! Esquentado na leiteira!! Microondas não vale!!!... hãã... mimadeza??? Pode ser!!! Mas são minhas comidinhas!!! Vai ver se depois de um copo desse eu não fico felizinha e deixo qualquer birra de lado...
Banana na frigideira com açúcar e canela, sopa batida, arroz, feijão e ovo tudo misturado e regado com azeite e gotinhas de limão, torrada com azeite e orégano acompanhado de chá mate bem docinho, gohan com berinjela frita no soyu, bolo pão de ló de japonês com chá preto, arroz com molho de salsicha, ovo com gema mole e batata frita palito bem molinha, bifinho com arroz passado na frigideira... ahhhhh chega... É muita recordação ao mesmo tempo, desse jeito saio correndo e pego o primeiro ônibus pra Bauru.
Ahhhh e vocês??? Tem algumas muitas também???

4 comentários:

Ana disse...

lembra do nosso arroz, feijão, carne moida e ovo frito na rep? hummm...vamos fazer repeteco em janeiro??

Dona Aline disse...

Nossa!!! Se lembro!!! A Lu colocava shoyu adoidado no dela!!! Muito boa essa sua idéia do repeteco!!!

Lu disse...

Ebaaaaaaa
eu topo em janeirooo
com bolo de cenoura de sobremesa
e não podemos esquecer a farofa e a coca gelada.

Juliana Neves disse...

Nossa, hoje mesmo ainda tava falando com uma amiga que chupar picolé de abacate sempre me lembra da época que minha avó tentava enganar eu e minha irmã dizendo que tinha feito "sorvete" o que na verdade era vitamina de abacate colocado na forminha de gelo.