sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Da necessidade ao agradável

Tudo começou com a necessidade... já faz quase dois anos que estou em Piracicaba e desde então sem carro. Isso exigiu de mim certas adaptações que no começo não gostei, passei a priorizar o conforto de roupas e sapatos ao invés da beleza. Passei também a planejar melhor como vai ser meu dia, com carro certamente não pensaria no que realmente preciso fazer antes de sair de casa, e depois com o passar do dia iria fazendo sem se preocupar com quantas vezes teria de ir e voltar com ele, a pé não... você sabe direitinho onde tem que ir e faz de tudo pra otimizar a rota do dia. No começo tudo é longe, mas com o tempo tudo começa a ficar perto, os caminhos encolhem e as pernas esticam.

E então... depois de acostumada a essa vida... resolvi colocar velocidade nela!!! Ahhhh finalmente encarei a bicicleta!!! Nunca passou pela minha cabeça, mas ai de vez em sempre devido aos meus atrasos ela passou a representar uma opção atraente...

Na verdade ainda estou em fase de teste e adaptação, minha bicicleta nem é minha, é emprestada, mas já adorei... No começo foi estranho, achava que eu não combinava com bicicleta assim como várias pessoas acham... mas oque não combina é a bicicleta no dia a dia das pessoas. No Brasil temos a bicicleta como coisa de lazer. São poucas as pessoas que usam para o transporte rotineiro, seu uso não é incetivado e pior... é desencorajado!!! Os motoristas não respeitam as bicicletas nas ruas, aqui são raras as ciclovias e quando existem são curtas e sem continuidade, não há lugar para estacioná-las, é muito fácil de ser roubada e por ai vai... Acredito que muitas pessoas gostam da idéia de se locomover de bike, mas sei que pra começar é difícil e com a gama de opções de desculpas que temos... é muito fácil deixar pra outro dia...
Esse vídeo mostra bem a situação do ciclista no trânsito, é divertido, mas é a real:


O que me resta saber é se algum dia, quando a opção carro, ou seja, nenhuma gotinha de suor... meia horinha a mais de sono... salto alto... e etc e tal... voltar a minha vida, se vou ter força de ceder ao conforto por uma opção ecológica, saudável e econômica... HAHAHA já até imagino que quem me conhece de longa data... riu debochadamente agora... né Cristina?

Bom... depois dessa união forçada só me resta torcer pra que seja eterna e com final feliz... espero um dia ter a bicicleta como principal opção mas não por ser única e sim por ser preferida.

Pra quem se interessar em adotar ou incetivar o uso da bicicleta para trabalhar segue ai um apoio: http://www.transporteativo.org.br/Educativos/DOCS/De_bicicleta_para_o_trabalho.pdf

Nenhum comentário: